quinta-feira, 26 de junho de 2008

Saindo do coma espiritual
(Vivifica-me!) Salmo 119

Um dos papéis dos lideres espirituais é o da paternidade, muitas vezes o Pastor vai fazer o papel de pai e mãe.
Uma dessas missões é alertar em relação ao perigo, porque como todo pai ou mãe, ele quer o bem do filho.

Provérbios 14:12
“Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”

Ninguém conscientemente deseja andar por caminhos que vai levá-lo para a morte.
Infelizmente muitas pessoas têm trilhado esse caminho, pois a desobediência a Deus, a distração, podem conduzir uma pessoa ao erro e a um caminho de morte.
Mesmo quando esse caminho parece bom, se ele não for o caminho de Deus, fatalmente termina em dor, em sofrimento e em longo prazo até em morte.
E todo pai quer ver seu filho distante de qualquer tipo de morte.


Morte Espiritual – afastamento espiritual de Deus
Morte Física – quando o espírito volta para Deus e a carne ao pó
Morte Eterna – é quando uma pessoa morre fisicamente já estando morta espiritualmente

Quando a morte se generaliza você não tem força para tomar decisões, não consegue ver nada diferente daquilo que é a sua realidade.
Existem também outras situações que alcançam morte em determinadas áreas, como área financeira, espiritual, ministerial, morte de sonhos.
Aparentemente parece que tudo está bem, mas se não há vida essa pessoa está em coma. Um estágio que podemos chamar de coma espiritual.
Como um coma, onde a pessoa ainda não morreu, mas se as coisas continuarem do jeito que estão e se não houver uma melhora, a morte é certa.

A morte espiritual é assim também, você sabe o que tem que fazer e as decisões que precisa tomar, mas não consegue reverter o processo.
Mas vamos ver na palavra de Deus como podemos reverter esse quadro.

Salmo 119:94
“Sou teu, salva-me; pois tenho buscado os teus preceitos”

Nesse versículo vemos um clamor desesperado de alguém que reconhece que precisa ser salvo.
Mas não é de alguém que não conhece a Deus, essa pessoa anda com Deus.
É como se em outras palavras ele falasse: Não sou do pecado, não sou do mundo, eu sou Teu.
Essa pessoa precisava ser vivificada. Ele anda com Deus, mas reconhece que está morrendo, tudo a sua volta leva para a morte, ele percebe que está se distanciando de Deus.
Todos nós precisamos ser vivificados. Para nos vivificar precisamos nos apegar a Palavra de Deus, e todo o Salmo 119 está fundamentado nisso.

Salmo 119:15
“Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos”

A Palavra é a única maneira de sermos avivados. Se não meditarmos nela, não haverá vida.
No salmo 119 algumas palavras são repetidas diversas vezes, e Deus quer nos dizer algo com isso.
A palavra LEI é repetida 23 vezes, toda vez que o autor fala sobre lei, sobre a vontade que tinha de entender as ordens específicas da parte de Deus.

A palavra ESTATUTO é repetida 02 vezes, fala do registro declarado da vontade de Deus e assimilar essa essência.

A palavra PRECEITOS é repetida 20 vezes, são os regulamentos de uma aliança, tanto da aliança unilateral, onde você fazendo ou não sua parte aquilo se cumpre na sua vida, e a aliança bilateral, onde você faz a sua parte, aí Deus se predispõe a fazer a parte Dele. Para voltar a ter vida temos que praticar nossa parte nessa aliança.

A palavra DECRETOS é repetida 20 vezes, elas são as leis civis e rituais que diferenciavam o povo de Israel de outros povos.

A palavra PROMESSA é repetida 07 vezes, significa o que Deus disse vai se cumprir.

Já PALAVRA é repetida 32 vezes, significa que a verdade de Deus precisa ser a realidade de um homem que quer ser vivificado e transformado.

Salmo 119:25
“A minha alma está pegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra”

Muitas vezes sabemos porquê estamos morrendo, reconhecemos isso.
Logo após um período no deserto, todos nós vivemos um período pós-deserto e a prosperidade nos alcança, as coisas começam a acontecer, a mão de Deus está sobre nós. As lutas que chegam não roubam a nossa paz, vivemos um outro nível.

O versículo 25 nos mostra que a alma do povo estava apegada ao pó. Isso representa:

Depressão – Senhor eu me entreguei, abri mão de tudo
Matéria – algo palpável, material

Um dos grandes males nos dias de hoje é o materialismo. Ele é um instrumento das trevas para matar pessoas.
É permitido desfrutar de todos os bens que o Senhor tem colocado nas nossas vidas, mas eles não satisfazem nossa alma, pois esta satisfação somente Deus pode nos dar.

Salmo 119:36
“Inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça”

Muitas pessoas buscam Deus quando estão passando por dificuldades, quando estão no deserto, porém depois de serem abençoadas caem na tentação da cobiça, entram nessa morte.
E onde a morte entra ali há destruição.
Quem espera se satisfazer com bens materiais, seca. Você se distancia do prazer e da alegria que só Deus pode dar.

Salmo 119:50
“Isto é a minha consolação na minha aflição, porque a tua palavra me vivificou”
A Tua palavra nos vivifica, nos transforma.

Salmo 119:107
“Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua palavra”
Devemos clamar e reconhecer nossos erros, e pedir para Deus nos vivificar.

Salmo 119:37
“Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho”

Precisamos estar alertas a pequenos sentimentos, porque essas pequenas coisas podem trazer morte para a nossa vida. Vaidade é o sentimento de quem se embriaga com o poder e com a fama.

Salmo 119:77
“Venham sobre mim as tuas misericórdias, para que viva, pois a tua lei é a minha delícia”
Devemos pedir a misericórdia de Deus na nossa vida.

Salmo 119:88
“Vivifica-me segundo a tua benignidade; assim guardarei o testemunho da tua boca”

Salmo 119:159
“Considera como amo os teus preceitos; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua benignidade”

Salmo 119:17
“Faze bem ao teu servo, para que viva e observe a tua palavra”

Antes de se voltar à Palavra de Deus, você precisa entender a misericórdia, a bondade e a generosidade Dele.
Muitas pessoas estão mortas porque acreditam que não tem mais chance com Deus, acham que não tem mais oportunidade.
Você precisa mudar sua visão e entender o Deus que você serve para poder sair desse coma espiritual.

Salmo 100:5
“Porque o SENHOR é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração”

O Senhor é Fiel a Sua Palavra. A misericórdia de Deus é diferente da misericórdia dos homens.
Aquele que não é misericordioso não conhece Deus.
Deus nunca desiste, Ele sempre confia naquilo que você está dizendo.
Enquanto os homens não perdoam, Deus perdoa.
Peça para Deus te transformar, salvar e vivificar, pois se estamos em pé é porque a misericórdia de Dele se renova todos os dias.

Salmo 119:40
“Eis que tenho desejado os teus preceitos; vivifica-me na tua justiça”
A Justiça de Deus vivifica.

Salmo 119:144
“A justiça dos teus testemunhos é eterna; dá-me inteligência, e viverei”

Devemos ter a inteligência dos testemunhos de Deus.

Salmo 119:156
“Muitas são, ó SENHOR, as tuas misericórdias; vivifica-me segundo os teus juízos”

Apocalipse 1:12-13
“E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro;
E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro”
João está recebendo a revelação por parte de Deus, ele contempla a imagem de Jesus Cristo ressureto.
Jesus Cristo é o sumo sacerdote para aqueles que crêem, mas a partir do momento que você se afasta Dele, Ele passa de sacerdote para juiz. E o juiz vem com a balança.

Deus através desse Salmo nos deu todos os recursos para que o avivamento, a transformação e a vivificação venham sobre nossa vida.
Jesus veio para nos dar vida, para nos tirar do coma. Entenda a misericórdia e da graça de Deus e seja VIVIFICADO.

Deus abençoe

Um comentário:

Rádio misterios da fé disse...

ola amados
somos da radio misterios da fe, estamos propondo uma ótima oportunidade de parceria, mas é uma parceria diferente.
Não é com trocas de banners q é dificil acessadas pelos ouvintes. entrem em contato sem compromisso algum. um grande abraço e que a graça e a paz do senhor Jesus estejam com todos